Sobre o Orçamento Participativo nas Escolas do AETCF?
Até ao final do mês de Fevereiro os alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, depois de serem informados da abertura do OPE, apresentaram as suas propostas de Orçamento Participativo.
Em Março, nos dez dias anteriores à votação, faz-se a divulgação das várias propostas nas páginas de internet e nos placards das escolas, os proponentes que queiram podem ainda reunir com os seus apoiantes para fazer a divulgação do seu projeto, mobilizando-os para a votação final.
A votação final devia ocorrer no dia 24 de Março, Dia do Estudante, só que por ser sábado, poderá passar para o dia anterior. Como muitos dos alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo vão ter uma viagem de estudo no dia 23, possivelmente a votação em urna das propostas apresentadas far-se-á no dia 22 de Março.
No agrupamento AETCF apareceram 4 propostas validas que estão em condições de concorrer de acordo com o Despacho nº 436-A/2017, de 6 de janeiro. Uma proposta da Escola Básica da Lajeosa do Dão e três propostas da Escola Secundária de Tondela.
- Sistema de som – 9º D da Lajeosa do Dão;
- Mesas de Convívio para o Exterior – 8ºA da Escola Secundária de Molelos;
- Biciparque – 9ºC da Escola Secundária de Molelos;
- Bancos e Mesas no Exterior Junto ao Pavilhão A – 12ºB da Escola Secundária de Molelos.
São propostas interessantes dentro do cabimento dos 500€ que servirão para melhorar e tornar mais agradável o ambiente existente nas escolas.
Fica aqui o registo fotográfico dos aquecedores instalados nos balneários dos alunos da Escola Básica da Lajeosa do Dão que foi da proposta vencedora o ano passado. Hoje mesmo, perguntei a vários alunos dos vários anos sobre o que pensavam dos aquecedores e todos me disseram que foi uma grande melhoria para os balneários. Já não têm frio.
Obs: Os aquecedores oferecem total segurança porque estão presos à parede e ao chão.
AETCF, 13 de março de 2018
(rodar imagem)