Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros nº 9 - 3460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros nº 9 - 3460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

 Projeto ETwinning "Tasting Cultures”

30.03.22 | pingosonline

No âmbito do projeto eTwinning "Tasting Cultures", a Escola Secundária de Molelos  acolheu e recebeu entre os dias 21 e 23 de março três professoras e oito alunos do Instituto de Educación Secundária (IES) Fernando de Rojas Salamanca.

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia que tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).O presente projeto “Tasting cultures” tem como temática a Dieta Mediterrânica, focando-se essencialmente na cultura do azeite e do vinho, sendo também abordada a vertente histórica e cultural do concelho de Tondela e da região. Assim, os alunos começaram por, nos últimos meses, estabelecer uma série de contactos via digital, que iniciaram com vídeos e jogos de apresentação, ao que se seguiu a criação de vários logótipos e posterior votação, passando, seguidamente, para a elaboração de variados trabalhos.

Foram dinamizadas várias atividades, que se iniciaram com a receção aos alunos e professoras  pelos colegas do 12º CPTAT e pelos professores envolvidos.  A visita ao museu  “Terras de Besteiros” e a visita guiada bilingue (inglês e espanhol) ao centro de Tondela (preparada pelos alunos do 10ºA) deu a conhecer o património cultural do nosso concelho. No segundo dia, durante a manhã, realizaram-se as atividades em grupos de trabalho, seguindo-se as visitas durante a tarde à Casa de Santar e ao Museu do Azeite, na Bobadela, que proporcionaram um conhecimento mais aprofundado destes dois produtos endógenos e associados à dieta mediterrânica. Por fim, o terceiro dia iniciou-se com a visita guiada à Olaria Moderna, em Molelos, permitindo o contacto com a tradição do bairro negro. Antes de seguirem rumo a Salamanca, tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a cidade de Viseu, em todo o seu esplendor.

                A vivência eTwinning é algo que não se explica,….. vive-se! Foi este o espírito destes dias, em que se aprende muito (para além dos “conhecimentos”), se constroem amizades, se conhecem países e culturas, se confraterniza e se contribuí para a formação integral dos alunos.

Assim, alunos e professores puderam confraternizar não só em contexto escolar, mas também num ambiente descontraído e de cultura gastronómica, onde se degustaram as iguarias da região, nos restaurantes “3 Pipos” e “Gastrófilo”.

Por fim, uma palavra de agradecimento a toda a comunidade escolar pelo acolhimento proporcionado a nuestros hermanos.

 

Os professores Responsáveis:

Carla Filipe, Dulce Fernandes, Henrique Jesus, Lurdes Sampaio e Patrícia Fernandes

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.