Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros nº 9 - 3460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros nº 9 - 3460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

Passeio Convívio de Final de Ano - Passadiços do Paiva

01.07.16 | pingosonline

Passadiços Paiva (7).jpg

            O Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo de Tondela, na pessoa da professora Alexina organizou uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente das 48 pessoas que fizeram o percurso dos Passadiços do Paiva.

            Começámos no Areinho o que foi a melhor opção, pois apesar da subida inicial fazer lembrar a Muralha da China (só que em madeira) não demorou mais de 30 minutos. Alcançada esta primeira etapa mostrámos os bilhetes de entrada e o prémio do esforço despendido foi a paisagem maravilhosa vislumbrada dos miradouros que nos deixou ficar sem ar.

            Era ainda cedo, mas o calor era já muito e a subida foi extenuante. A paisagem maravilhosa foi pois a forma de nos restabelecermos para a restante caminhada. A garganta do Paiva é considerada um dos geossítios classificados no Geoparque e não há dúvida que é de uma beleza ímpar. Eram feitas paragens com frequência não só para regularizar a respiração mas também para contemplar as maravilhas naturais que o percurso oferece.

            O resto do percurso foi quase sempre a descer e essa foi a grande vantagem de começar no Areinho. Foi um trajeto feito quase sempre em passadiço de madeira e com bastante sombra, o que tornou o percurso muito agradável e minimizou o efeito do calor.

            Ao chegar ao Vau surgiu um desafio para os mais aventureiros: uma ponte de arame que permite ligar as duas margens do rio nesta zona. Embora o percurso não exija que se atravesse a ponte, fazê-lo foi para muitos obrigatório.

            Depois de 3 horas de um passeio vigoroso e reconfortante, não só pelas belezas locais, mas principalmente pelo convívio e camaradagem vividos pelos participantes esperava-nos em Arouca um bife de Alvarenga, seguido por uma tarde cultural pela vila de Arouca.

            Convívios destes reunindo, pessoal docente e não docente, numa tentativa conseguida de diminuir o cansaço de mais um ano letivo que está a chegar ao fim.

            Parabéns à professora Alexina que nos proporcionou este dia maravilhoso e parabéns a todos os participantes pela alegria de estarmos todos juntos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.