Mobile learning na Biblioteca Escolar da EB de Tondela
No âmbito do PAA da Biblioteca Escolar e do Plano de Ação Estratégica, estão a ser dinamizadas sessões de ensino e aprendizagem ligadas ao currículo na disciplina de Inglês, com recurso a dispositivos móveis, nomeadamente Tablets e Smartphones.
O desenvolvimento da atividade “Conhecimento à mão.com TMD” (tecnologias móveis digitais), integrada no PAA da Biblioteca Escolar , permite o uso de recursos didáticos e aplicações, recorrendo a tablets /smartphones e quadro interativo disponíveis na biblioteca. Estes novos cenários educativos leva-nos a tentar compreender os desafios e oportunidades da integração de dispositivos móveis,como o tablet e telemóvel, no processo de ensino e aprendizagem.
Nesta conformidade, os professores das turmas do 6º ano de Inglês, numa articulação com a Biblioteca, disponibilizaram os seus alunos para a aplicação da medida do PAE- #(RE)AGIR – Renovar práticas em contexto de aprendizagem adequando-as à realidade dos alunos e à oferta formativa em causa, de modo a promover a equidade educativa.
Com a evolução das tecnologias móveis um novo “paradigma” educacional tem emergido denominado por mobile learning) e é definido como a aquisição de qualquer conhecimento ou competência usando tecnologias móveis, em qualquer lugar e momento, resultando numa alteração no comportamento. Estas tecnologias podem suprimir as limitações da aprendizagem confinada à sala de aula, oferecendo acesso e utilização de aplicações e materiais de ensino e de aprendizagem em qualquer local e tempo
Neste contexto, as turmas do 6.ºB, 6ºE e 6ºG participaram e utilizaram o Kahoot!, no âmbito da disciplina de Inglês, de modo a promover a aprendizagem através do “jogo”, usando os recursos e espaço da biblioteca para a realização de atividades de ensino e aprendizagem. Foi visível o entusiasmo, a admiração e motivação dos alunos para as tarefas, quando o professor usou o seu telemóvel e o quadro interativo para dinamizar a atividade, bem como a sua satisfação em usar os tablets e os seus próprios telemóveis em contexto educativo. Ao longo do 3º período,serão dinamizadas sessões com todas as turmas do 5º ano, pretendendo-se:
renovar as práticas pedagógicas, adequando-as ao perfil do aluno do séc. XXI;
construir um novo conceito de sala de aula visando cativar o interesse dos alunos para a aprendizagem;
promover o desenvolvimento profissional dos professores através da partilha e divulgação de boas práticas.
(Rodar imagem)
A Equipa da Biblioteca Escolar