Leitura na boca e no coração - CNL-Fase final
Todos sabemos que a utilidade da leitura é real e fundamental utilidade na formação do ser humano, proporcionando um enriquecimento cultural, posto em prática no contexto social através da construção criativa onde o fazer, criar; elaborar textos de forma lúdica despertam um universo mágico onde o aprender é sinónimo de prazer, pois, envolvem o leitor e toda sua imaginação na construção das personagens, dos lugares; fantasias com significados próprios onde à perceção dos mesmos têm e geram prazer e diversão no ato simples e eficaz de produzir e ler textos.
Mas...saber tudo isto é muito pouco quando nos vemos perante 43 adolescentes, com tantas motivações mais apelativas do que o livro e optam pela leitura. É realmente gratificante ver o entusiasmo e a entrega destes jovens leitores, promissores de um futuro melhor.
Tal como em anos anteriores e, com a intenção de promover a leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), com o Camões IP, com a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e com a RTP, realizou no dia 13 de julho, a FINAL NACIONAL da 10ª Edição do CNL, 2015/2016.
Esta 3ª Fase do CNL traduziu-se na realização de uma prova Final Nacional que consistiu na realização de uma prova pública, organizada em dois momentos – prova semifinal e prova final com figurino do programa RTP em vigor - duas transmissões em direto do programa da tarde "Agora Nós" com o apresentador de televisão José Carlos Malato, em que participaram todos os vencedores da 2ª Fase distrital, incluindo a aluna da Escola Secundária de Molelos, Margarida Alves que foi uma das 43 finalistas.
Apesar da Margarida não ser uma das premiadas, foi uma justa vencedora por ter chegado a esta fase do Concurso, feito que nós, docentes que com ela privamos nos orgulhamos muito e, estou em crer, que toda a Comunidade Educativa.
De realçar que os alunos conseguem desenvolver técnicas de compreensão e sabem interpretar os diferentes géneros textuais escritos em diferentes formas e modalidades da língua. Nesta final constatámos que os nossos alunos conseguem dar significados aos símbolos e aos signos dando-lhes sentido e permitindo então, e só assim estabelecer relações com o texto escrito/lido.
A leitura pode ser a mola propulsora que impulsiona a aquisição e a difusão do saber, a fim de que, os nossos alunos passem de um nível a outro na edificação das suas aprendizagens e conquistas.
Parabéns a todos os concorrentes e, principalmente à Margarida Alves pela sua
A Equipa da Biblioteca Escolar
da Escola Secundária de Molelos