Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros nº 9 - 3460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros nº 9 - 3460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

Escola Secundária de Molelos em intercâmbio com Salamanca

27.10.22 | pingosonline

Quatro docentes e dezasseis alunos do 11.º A da Escola Secundária de Molelos deslocaram-se, entre os dias 5 e 8 de outubro, a Salamanca, para o primeiro encontro do projeto eTwinning a desenvolver nas disciplinas de Espanhol e Inglês, durante o ano letivo 2022/2023, entre a Escola Secundária de Molelos e o Instituto de Educación Secundaria Fernando de Rojas, em Salamanca. Este projeto abordará a temática do despovoamento, analisando de que forma as pequenas empresas locais poderão combater esta problemática quer em Tondela, quer em Salamanca. Este projeto surge no seguimento de outro desenvolvido no ano letivo transato, pelo qual fomos agraciados com o Selo de Qualidade Nacional eTwinning.

Foram quatro dias de muitas aprendizagens académicas, culturais e relacionais, num contexto diferente que, certamente, jamais esquecerão. Durante este período, realizaram-se encontros de trabalho, visitas culturais e momentos de lazer e de confraternização entre alunos, professores e famílias de acolhimento, visto que todos os alunos portugueses ficaram alojados em casa de alunos espanhóis, por forma a vivenciar a experiência em todas as suas vertentes. Logo no primeiro dia, o grupo foi recebido, primeiramente, pelo diretor do IES Fernando de Rojas e, seguidamente, no “Ayuntamiento” de Salamanca pelo representante da educação, podendo usufruir de uma magnífica vista da Plaza Mayor, a partir da varanda do edifício. À tarde, seguiu-se uma visita a alguns dos locais mais emblemáticos da cidade espanhola (Plaza Mayor, Universidad, entre outros). O segundo dia foi dedicado a visitas a pequenas empresas locais: uma queijaria com produção certificada, uma produção artesanal de sabonetes e uma empresa de uma artesã que trabalhava o couro. Durante a viagem, aproveitámos, ainda, para visitar a ermida de Ntr. Sra. Del Castillo e a Presa (barragem) de Almendra. Na sexta-feira, a manhã foi passada na escola, em trabalho no projeto, assistindo, também, a uma palestra motivacional sobre Service Learning, seguindo-se uma tarde livre de confraternização com alunos e famílias. Por fim, o último dia, o do regresso, foi marcado por muitas lágrimas e abraços na despedida, ansiando já pelo encontro, agora em Tondela, a decorrer de 22 a 25 de março de 2023.

                O espírito deste tipo de projetos é seguramente marcante a todos os níveis, uma vez que se aprende muito (para além dos “conhecimentos”), se constroem amizades, se conhecem países, se experienciam culturas, se confraterniza e se contribui para a formação integral dos alunos.

                Enquanto professoras responsáveis, não podemos deixar de agradecer aos pais e encarregados de educação, ao município de Tondela, à Fresenius Kabi e à farmácia Tomás Ribeiro por todo o apoio prestado para levar a cabo este intercâmbio. Foi graças à sua contribuição e ao seu apoio que os participantes nesta experiência puderam vivê-la de forma tão intensa, enriquecedora e salutar, regressando a casa de coração cheio. Por isso, a todos, o nosso bem-haja!

As professoras responsáveis