Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros-Apartado 503460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros-Apartado 503460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

Comemorar o Dia da Europa

Europa 1.JPG

(carregar na imagem)

O dia 9 de maio,  também conhecido como Dia da Europa, comemora a Declaração Schuman, a declaração que deu origem à União Europeia  e à ideia da criação de um continente unido e em paz! . Esta declaração foi uma proposta da criação de uma entidade europeia supranacional avançada a 9 de maio de 1950 pelo estadista luxemburguês Robert Schuman.  

Este ano, a Escola Secundária de Molelos também se associou às comemorações do Dia da Europa através do seu Clube Europeu, dinamizado pelas professoras Dulce Fernandes, Manuela Matos e Paula Aresta.

O Clube Europeu  dinamizou ao longo de toda a manhã algumas atividades junto da comunidade escolar no âmbito destas comemorações. O hall de entrada foi o espaço escolhido para uma exposição de fotografias e a projeção de um filme, ambos alusivos ao último encontro transnacional entre alunos e professores no âmbito do Projecto Erasmus + : “P.A.N.T.A.R.E.I.”, que decorreu no Chipre, de 15 a 21 de abril, bem como para a divulgação da Europa e das suas instituições. 

Contudo, o ponto alto do dia, segundo os alunos, foi a degustação de iguarias típicas de diversos países europeus, confecionadas pelos alunos e professoras do clube, e que incluíram, por exemplo a afamada "Apfelstrudel" e a "Sachertorte", típicas dos países germânicos, os "Fairy cakes" ingleses, os deliciosos "Petit gâteau" da França e uma novidade trazida do encontro Erasmus+ no Chipre, a "Bougatsa", que foi muito bem recebida por todos. Contámos ainda com a colaboração das professoras e alunos da Educação Especial, os quais também meteram as mãos na massa para confecionarem bolinhos caseiros para a nossa mostra de iguarias. O Clube Europeu agradece a todos que colaboraram connosco para que esta atividade fosse um sucesso.

Para ser europeu e conhecer a Europa é necessário conhecer as suas gentes, a sua cultura, os seus hábitos, tradições e os seus sabores. Foi nesta perspectiva que o Clube Europeu celebrou este Dia da Europa, sem dúvida um dia diferente e bastante animado na Escola Secundária de Molelos! 

A nossa próxima atividade é a visita de estudo ao Centro Europe Direct, em Aveiro, já no dia 16 de maio.