Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros-Apartado 503460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

PINGOS ONLINE (aetcf)

Jornal Online-Divulgação de informação e atividades em tempo real das Escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA CÂNDIDO FIGUEIREDO-Rua António Quadros-Apartado 503460 - 521 Tondela; Telefone: 232 819 050

Corridas de Panquecas no aetcf

 

(Rodar Imagem)

No Reino Unido, a tradição de comer panquecas na 3ª feira de Carnaval é muito antiga. É um dia para comer e festejar antes de começar com o jejum da Quaresma, que antecede a Páscoa. Como as panquecas contêm manteiga, leite, farinha e ovos (que eram proibidos durante a Quaresma), tornou-se tradição cozinhar panquecas para o jantar, no Dia de Carnaval.

No Reino Unido, as pessoas cozinham panquecas e comem-nas com fruta, chocolate ou apenas um pouco de sumo de limão e uma pitada de açúcar.

No dia das panquecas, realizam-se corridas de panquecas em quase todas as vilas e cidades por todo o Reino Unido. Diz-se que a tradição remonta a 1445 e se deve a uma mulher de Olney, em Buckinghamshire, na Inglaterra, que estava tão ocupada a fazer panquecas que se esqueceu das horas e, quando ouviu o sino da igreja chamar para a confissão, desatou a correr pela vila fora de avental, com a frigideira na mão  e com uma panqueca  lá em cima.

Ontem (com um ligeiro atraso relativamente à data devida) realizou-se uma Pancake Race ou Corrida de Panquecas na escola sede do nosso agrupamento.

A nossa corrida contou com uma grande adesão dos alunos dos 5º e 6º anos, os quais se encontravam trajados a rigor com avental, chapéu / lenço, frigideira e uma panqueca e entusiasmadíssimos para mostrar os seus dotes de velocistas.

Na nossa corrida de panqueca, os participantes tiveram que completar um curto trajeto ao mesmo tempo que viravam a sua panqueca três vezes durante a corrida, sem a deixar cair.

Após uma renhida disputa, sagrou-se vencedor da corrida o aluno João Cardoso do 5º C e, ao nível do traje mais original, o júri premiou o aluno Rodrigo Maia do 6ºD, tendo ainda atribuído uma menção honrosa à aluna Maria João Viana, também do 6º D.

Estão de PARABÉNS todos os alunos que de uma forma muito entusiasmada e empenhada participaram nesta atividade promovida pelos professores de Inglês do 2º ciclo!